Instituto Brasil Orgânico e Idec realizam pesquisa sobre abastecimento alimentar durante a pandemia de coronavírus

Instituto Brasil Orgânico e Idec realizam pesquisa sobre abastecimento alimentar durante a pandemia de coronavírus

A necessidade do isolamento social, por conta da pandemia gerada pelo Coronavírus, tem causado problemas para muitos agricultores e agricultoras que passaram a ter dificuldades para escoamento de seus produtos e, por outro lado, existem muitas pessoas passando necessidades, sem acesso a alimentação básica e de qualidade, por estarem impossibilitadas de manter suas atividades, na maioria das vezes informais e, portanto, ficando sem nenhum tipo de renda. Pensando em formas de poder ajudar a encontrar meios que possam minimizar esses problemas, o Instituto Brasil Orgânico resolveu fazer um levantamento da real situação pela qual estão passando as agricultoras e agricultores orgânicos, em todas as unidades da federação. A partir da pesquisa que o IDEC já estava realizando, com objetivos muito semelhantes, o Instituto propôs a eles, realizar um trabalho em parceria, proposta que foi muito bem recebida
pelo IDEC. Com a parceria, foi realizado um ajuste no questionário, acrescentando perguntas consideradas importantes para os objetivos do Instituto Brasil Orgânico.

A intenção do Instituto Brasil Orgânico é a de que os dados levantados, agora, não sirvam apenas para o trabalho emergencial gerado pela COVID 19, mas que sirvam, também, para que o Observatório do Instituto possa organizar esses dados de forma que sirvam para orientar muitos outros trabalhos de interesse do movimento orgânico, como, por exemplo, na articulação pela construção de políticas púbicas e de marcos legais.

É fundamental que ampliemos, ao máximo, nosso conhecimento de quem são, onde estão, como atuam e o que estão passando neste momento, os(as) agricultores(as) e as entidades e organizações que atuam no movimento orgânico brasileiro. Temos total convicção que só poderemos traçar boas estratégias e definir bem as ações que devem ser implementadas para enfrentar os desafios que existem para o setor, se partirmos de um bom diagnóstico da situação.

Portanto solicitamos a cooperação de todos(as) no sentido de responderem o questionário IDEC/IBO disponibilizado no link: forms.gle/54dmSsBwAbjtHeZw5

As respostas ficarão disponíveis ao consumidor na plataforma: feirasorganicas.org.br/comidadeverdade/ , onde poderão encontrar comida de verdade e assim, todos se beneficiam da divulgação das informações.