Instituto Brasil Orgânico vai promover webinar em apoio a Semana do Alimento Orgânico

Instituto Brasil Orgânico vai promover webinar em apoio a Semana do Alimento Orgânico

O Instituto Brasil Orgânico irá realizar nesta quarta-feira, dia 10, um seminário virtual em apoio à XVI Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, promovida pelo Ministério da Agricultura (MAPA). O tema escolhido para este ano é “Tem alimento saudável perto de você – Alimento Orgânico: melhor para a Vida”.

O painel “O papel da gastronomia para um mundo mais saudável e sustentável”, contará com a mediação de Bela Gil, chef de cozinha, apresentadora e vice-presidenta do Instituto Brasil Orgânico. A proposta do encontro é uma conversa sobre gastronomia, alimentação saudável e aquisição de produtos orgânicos.

O seminário terá a participação de Francine Xavier, mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UFRRJ, gastrônoma e diretora do Instituto Comida do Amanhã e Sócia da Cambucá Consultoria. Ela fará a apresentação do livro “Isto não é (apenas) um livro de receitas”, que fala da importância do campesinato pelas palavras do MPA, os desafios da produção de alimentos, por que é importante combater perda e desperdício de alimentos, como comida pode empoderar pessoas, se uma pesca sustentável é possível, como chefs podem fazer diferenças no sistema alimentar, como melhorar a alimentação de nossas crianças e a importância da alimentação escolar!

Também estarão presentes a química Flavia Brito, que trabalha com consultoria em gestão de projetos há mais de 10 anos e é estudiosa de sistemas alimentares e redes alternativas de alimentação; e o agricultor familiar e produtor orgânico, Flavio Lourenção. Eles apresentarão o projeto AChA e falarão da experiência da articulação entre chefs e agricultores.

Por fim, Humberto Palmeira, coordenador nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores e coordenador na Via Campesina, fará uma apresentação sobre a contribuição dos camponeses e camponesas do Brasil para a soberania alimentar.

O evento acontecerá a partir das 18h e poderá ser acompanhado pelo canal do Instituto Brasil Orgânico no youtube.