Mensagem pelo nosso Zumbi

Mensagem pelo nosso Zumbi

E lá se vai, nosso companheiro de tantas jornadas, Elson Borges dos Santos, nosso querido Zumbi. Vai defender suas ideias em outro plano. Nunca soube ficar parado vendo injustiças e tantas desigualdades. Estava sempre pronto para encarar as lutas necessárias, porém mantendo sempre uma suavidade e poesia nas palavras que saiam emolduradas por um sorriso característico e cativante.

Primeiro agrônomo negro formado pela Universidade Estadual de Maringá, onde já mostrava seu espírito de trabalhar sempre pelo coletivo. Ele nunca foi só mais um em nenhum grupo onde atuou, sempre era um catalizador e articulador astuto e preciso. Poderíamos falar de seu papel em muitos fóruns e espaços de lutas sociais, técnicas e políticas, mas gostaríamos de destacar seu papel fundamental em todo o processo de construção da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Não dá para lembrar da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, CNAPO, sem lembrar do Zumbi.

Nós do Instituto Brasil Orgânico nos solidarizamos com toda a sua família e com @s incontáveis [email protected] e [email protected] que tiveram o privilégio de conviver com essa figura inesquecível e tão importante para todo o movimento orgânico e agroecológico brasileiro.

Caro Zumbi, siga seu caminho, mas não se esqueça de continuar olhando por nós e nos inspirando para enfrentarmos os desafios para a construção de um mundo mais fraterno e justo para [email protected], que sempre foi sua bandeira.