Em defesa da Embrapa pública, democrática e sustentável

Em defesa da Embrapa pública, democrática e sustentável

O Instituto Brasil Orgânico, entidade que tem por objetivo social a representação e o apoio ao movimento orgânico brasileiro, vem por meio desta nota, manifestar-se em defesa da Embrapa diante das notícias que circularam na imprensa na manhã desta sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022. Com muita preocupação e indignação assistimos a uma proposta de desmonte da empresa pública de pesquisa agropecuária. A Embrapa está sendo capturada politicamente e patrimonialmente pelo setor privado do agronegócio!

Na publicação da matéria hoje, no Estado de São Paulo online, o Presidente anuncia publicamente ao agronegócio que está cumprindo a parte dele no processo de captura política da instituição.O desmonte gradual e seletivo que isso implica vai subordinar a pesquisa agropecuária exclusivamente aos interesses de seus “donos”.

A proposta do desmonte da Embrapa comprometerá a soberania do país, no que diz respeito a pesquisa agropecuária. Esse desmonte excluirá ainda mais a agricultura familiar da disputa por políticas e recursos financeiros públicos. No caso da pesquisa agropecuária, em última instância, essa proposta socializa os custos e privatiza os lucros. O setor privado se apropria da infraestrutura construída por décadas com recursos públicos, e dos talentos científicos formados com dinheiro público, enquanto ficará com os lucros gerados pela aplicação dos resultados de uma pesquisa agropecuária direcionada aos interesses lucrativos das empresas.

O Instituto Brasil Orgânico conclama aos movimentos sociais do campo e da cidade, que compartilhem dessa nossa indignação e preocupação, que possam se manifestar contrariamente e publicamente, por meio de suas redes sociais e matérias na imprensa, denunciando que a principal empresa pública de pesquisa agropecuária do Brasil está sendo engenhosamente preparada para trabalhar exclusivamente “para e com” a iniciativa privada, abandonando definitivamente seu papel social previsto em estatuto e garantido constitucionalmente.