XX Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico é lançada em Brasília 

XX Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico é lançada em Brasília 

Nesta terça-feira, 28 de maio, no auditório da Embrapa CENARGEN, em Brasília, foi lançada oficialmente a XX Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico.

Com o tema “Produto orgânico: justo e sustentável”, a XX Campanha nacional reúne em ações coordenadas as Comissões de Produção de Orgânicos dos estados da Federação.

Entre as autoridades, sociedade civil e lideranças do setor estiveram presentes Allan Rogerio de Alvarenga – secretário adjunto da Secretaria de Defesa Agropecuária, Fernanda Machiaveli –  secretária executiva do MDA, Izadora Gama Brito – secretária substituta da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Secretaria – geral da Presidência da República, Elizete da Silva – agricultora orgânica na região nordeste do Brasil, Silvio Silva Brasil –  secretário executivo da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – CNAPO, Ramom Morato – representante da Comissão Nacional de Produção Orgânica, Rogério Dias – presidente do Instituto Brasil Orgânico e representante na ocasião da Câmara Temática de Agricultura Orgânica e Ana Margarida Castro Euler – atual diretora executiva da área de negócios da Embrapa.

Acompanhando a cerimônia estavam presentes Clevane Valle, conselheira do Instituto Brasil Orgânico, Oscar Rosa, diretor administrativo e financeiro e Canada Braga, assistente executiva do Instituto.

A rede de produção orgânica elaborou um vídeo para apresentar às autoridades presentes a diversidade e a força do movimento orgânico e agroecológico. O vídeo conta com a participação de agricultores, consumidores, chefs de cozinha, nutricionistas, espalhados em todo o território nacional, dos diversos estados do Brasil, dando seu depoimento da importância da campanha de promoção do produto orgânico e os benefícios do consumo consciente do produto orgânico que é comida de verdade. Este vídeo oficial, na íntegra, pode ser assistido neste link:

Na sequência da solenidade foi apresentado o Slogan da Campanha de 2024, “Produto Orgânico: Justo e Sustentável”. O professor William Santos de Assis da Comissão de Produção Orgânica do Pará fez a contextualização do porquê o alimento orgânico é justo e sustentável.  

Rogerio Dias, presidente do Instituto Brasil Orgânico e da Câmara Temática da Agricultura Orgânica seguiu com um pronunciamento sobre a importância da Rede de produção orgânica e agroecológica para o Brasil, assim como resgatou um panorama dos vinte anos de Campanha Nacional.

Ramom Morato, diretor da região norte do Instituto Brasil Orgânico, no ato da cerimônia representando a Comissão Nacional de Produção Orgânica do estado do Amazonas. Ele narrou a importância das Comissões estaduais e da Comissão Nacional como espaço de organização e diálogo com outras Instituições assim como elencou os desafios atuais do setor produtivo.

O momento mais expressivo do evento foi a leitura da Carta de demandas atuais do setor construída pelas Comissões de Produção Orgânico dos estados endereçada às autoridades brasileiras. A Carta foi apresentada a todos por Luiz Carlos Hartmann.

CARTA DE DEMANDAS 2024 CPOrgs e CNPOrg

Foi feita menção ao filme produzido pela Comissão de Produção Orgânica do Rio Grande do Sul, que roteiriza a catástrofe climática enfrentada em maio por todo o estado. O filme pode ser assistido pelo link:

Catástrofe Climática RS maio 2024

O lançamento da XX Campanha de promoção do produto orgânico foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Ministério da Agricultura e pode ser assistido pelo link:

Lançamento da XX Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico (youtube.com)

A XX Campanha seguirá sendo divulgada regionalmente pelas Comissões durante todo o ano.

Localize a Comissão de Produção Orgânica em seu estado por este link:

Comissões da Produção Orgânica — Ministério da Agricultura e Pecuária (www.gov.br)