Nossos Objetivos

um Brasil mais orgânico

O Instituto Brasil Orgânico tem por objetivo social a representação e o apoio ao movimento orgânico brasileiro, propondo-se a:

1. Promover, proteger e incentivar o movimento orgânico brasileiro, servindo e envolvendo os seus diversos atores e segmentos, de forma que possa ser acessível para todos, tanto como opção de sistemas produtivos como de oferta e comercialização de produtos de qualidade diferenciada para o consumo.

2. Contribuir para o aumento ainda maior da produção e do consumo de produtos orgânicos no país.

3. Informar produtores e consumidores sobre a importância da produção orgânica para a saúde das pessoas e para a sustentabilidade do planeta.

4. Levar os princípios e a importância da alimentação saudável para os profissionais da saúde, para as escolas, inclusive desde o infantil até o segundo grau, para a Academia, para as demais instituições de pesquisa e para instituições correlatas.

5. Promover e apoiar campanhas e projetos educativos voltados a demonstrar a contribuição dos produtos orgânicos para a saúde das pessoas e para a segurança e soberania alimentar da população.

6. Incentivar, apoiar e promover o desenvolvimento de tecnologias apropriadas para a produção orgânica e de base agroecológica, em todos os segmentos que integram suas cadeias produtivas.

7. Apoiar o aperfeiçoamento e a inovação das diferentes formas de comercialização de produtos orgânicos, reforçando os princípios de comércio justo, circuitos curtos, economia circular e outros que contribuam para a sustentabilidade ambiental, social e econômica de toda a rede de atuação do movimento orgânico;

8. Coletar, sistematizar e divulgar dados, estatísticas e informações sobre assuntos de interesse do movimento orgânico, fazendo o papel de um Observatório, com a permanente atualização de dados e informações do setor orgânico.

9. Acompanhar e assessorar o trabalho dos órgãos responsáveis pela elaboração e implementação de marcos legais e de políticas públicas de interesse do movimento orgânico, colaborando para que sejam construídos com a participação do movimento orgânico e sempre com assessoramento técnico qualificado.

10. Incentivar iniciativas que possam dar suporte aos integrantes da rede de produção orgânica, para que possam acessar: as políticas públicas criadas para o setor; as parcerias públicas e privadas; as iniciativas de projetos privados e do terceiro setor; os recursos físicos e financeiros de agências apoiadoras; os programas de assistência técnica, fomento e difusão; os editais de projetos integrados, incluindo as políticas voltadas ao processo de transição agroecológica.