Conheça o Instituto


um Brasil mais orgânico

Instituto Brasil Orgânico foi criado no dia 3 de outubro de 2019 com o propósito primordial de representar, promover, proteger e incentivar o movimento orgânico brasileiro.

O Instituto tem a missão de envolver os diversos atores e segmentos do setor orgânico visando ao fortalecimento dos sistemas produtivos, à oferta e à comercialização de produtos orgânicos com garantia de qualidade para o consumidor, ampliando o acesso destes produtos para toda a sociedade.

Um dos seus grandes desafios é a comunicação e informação para os produtores e consumidores. Vivemos em um cenário onde a comunicação virtual pode confundir e desinformar com notícias e distorções propositais, as chamadas “fake news”. O Instituto Brasil Orgânico vem cumprir um papel relevante para a sociedade brasileira, de ser o porta voz de informações, notícias e difusão tecnológica que retratem a verdade sobre a importância da produção orgânica para a saúde das pessoas e para a sustentabilidade do planeta.

O Instituto tem, nos seus objetivos sociais, levar os princípios e a importância da alimentação saudável para os profissionais de saúde, para as escolas, para a academia e para as instituições de pesquisas, além de atingir ampla rede de instituições parceiras na luta por um modelo de desenvolvimento sustentável. Para tanto, vai promover e apoiar campanhas e projetos educativos que demonstrem a contribuição dos produtos orgânicos para a saúde e para a segurança e soberania alimentar da população.

O movimento orgânico vem incentivando, apoiando e promovendo o desenvolvimento de tecnologias apropriadas para a produção orgânica e de base agroecológica, em todos os segmentos que integram suas cadeias produtivas. Além disso, vem promovendo o aperfeiçoamento e a inovação das diferentes formas de comercialização, reforçando os princípios do comércio justo, dos circuitos curtos de consumo, da econômica circular e de várias ações que contribuam para a sustentabilidade ambiental, social e econômica de toda a rede de atuação nestas ações.

A produção e o consumo de produtos orgânicos têm crescido
constantemente em todo território brasileiro, porém poucos dados confiáveis existem, que permitam melhor caracterização e quantificação desse processo. Neste cenário, o Instituto Brasil Orgânico visa coletar, sistematizar e divulgar dados, estatísticas e informações sobre os assuntos de interesse do movimento orgânico, fazendo o papel de um observatório, com permanente atualização de dados e informações do setor.

Uma outra importante prioridade do Instituto é acompanhar e assessorar o trabalho dos órgãos responsáveis pela elaboração e implementação de marcos legais e de políticas públicas que devem nortear o desenvolvimento dos produtos orgânicos, tanto para a produção e consumo interno como para as relações com outros países nos aspectos de exportação e importação de produtos orgânicos.

Outro de seus objetivos é incentivar iniciativas que possam dar suporte aos integrantes da rede de produção visa acessar às políticas públicas para o setor, com as parcerias públicas e privadas, com os projetos da iniciativa privadas e do terceiro setor, com os recursos físicos e financeiros de agências apoiadoras, dos programas de assistência técnica, fomento e difusão, dos editais de projetos integrados, incluindo as políticas voltadas ao processo de transição agroecológica.

O Instituto tem uma estrutura que contempla associados colaboradores, associados mantenedores e entidades parceiras. Sua administração conta com uma diretoria, uma secretaria executiva, um conselho fiscal e um conselho composto por pessoas com envolvimento histórico no movimento orgânico e que representam seus diferentes segmentos.