A agricultura biodinâmica em equilbra o solo com o poder da natureza

A agricultura biodinâmica em equilbra o solo com o poder da natureza

Os sistemas orgânicos de produção vão muito além do não uso de agrotóxicos. A base desses sistemas é fundamentada em uma grande variedade de princípios que tem como foco comum a sustentabilidade e o equilíbrio com o meio ambiente. E essa diversidade, nada mais é, do que um reflexo das diferentes correntes que fazem parte do movimento orgânico.

Entendendo que para um melhor entendimento do movimento orgânico é importante entender os princípios por trás dessas correntes, o Instituto Brasil Orgânico resolver promover uma série de lives para tratar do assunto, começando pela agricultura biodinâmica.

Com o tema “Sistemas orgânicos e suas correntes: agricultura biodinâmica”, a live comandada pelo presidente do Instituto Brasil Orgânico, Rogerio Dias, contou com a participação de Richard Charity, engenheiro agrônomo especialista em biodinâmica.

Richard iniciou sua apresentação explicando um pouco da história da biodinâmica, corrente iniciada na década de 1920 por Rudolph Steiner, na Alemanha. Uma diferença básica nesse sistema de agricultura é dar vida ao solo, com restrições de adubação e com base em seis processos – preparados biodinâmicos, calendário astronômico, composto biodinâmico, organismo agrícola, integração animal e biodiversidade.

“Seguimos a lua e as forças da natureza, com plantio diferenciado para tubérculos, legumes, flores e folhagens. Olhamos o céu e o todo, não apenas o solo. Essa força, que vem do cosmos, é essencial para a agricultura biodinâmica. Nosso planeta é um grande organismo, hoje reconhecido pela ciência, e precisamos entender como manter a saúde e o equilíbrio da Terra. A agricultura biodinâmica é vida com poder, em solo vivo”, conceituou o engenheiro agrônomo.

Rogerio Dias explicou que o resultado desse tipo de plantio pode ser percebido nas características físicas e nutricionais dos produtos. Assim como em outros sistemas orgânicos de produção, cores, aromas e sabores se destacam, despertando nos consumidores a curiosidade em saber de onde vem aquele alimento, como ele foi produzido. “Por isso, Chefs se propõem a usar cada vez mais alimentos saborosos e nutritivos, sejam orgânicos, pancs ou demeter (selo biodinâmico)”, reforçou.

Matéria escrita por

A matéria “The Earth Is Just as Alive as You Are” (A Terra Está Tão Viva Quanto Você), publicada pelo jornal americano The New York Times em abril de 2019, fala sobre a ideia de um planeta vivo e lembra que os químicos, biólogos e agrônomos biodinâmicos já foram ridicularizados no passado por defenderem a hipótese de Gaya. Atualmente, são reconhecidos como pioneiros na informação da vida e equilíbrio da Terra.

“Isso é biodinâmica. É a força terrestre que atua nas plantas que crescem em direção ao cosmos para a luz do sol e da lua”, se encanta Richard Charity quando fala sobre formas, cores, texturas e vida. “A mensagem é que podemos vivificar e carregar a bateria do solo para nos alimentar em outro nível. É na planta nativa brasileira que recebemos nossa força”.

Você pode assistir à íntegra da live no canal do Instituto Brasil Orgânico no Youtube.