Atuação

um Brasil mais orgânico

O Instituto Brasil Orgânico tem a missão de envolver os diversos atores e segmentos do setor orgânico visando ao fortalecimento dos sistemas produtivos, à oferta e à comercialização de produtos orgânicos com garantia de qualidade para o consumidor ampliando o acesso destes produtos para a toda a sociedade.

Observatório

O Observatório do Instituto Brasil Orgânico é ferramenta de acesso e publicização da informação relacionada ao movimento orgânico. Com trabalhos de Coleta, sistematização e análise de dados; realização de estudos e pesquisas de campo; análises estatísticas, elaboração de diagnósticos e prognósticos; e divulgação e análise de pesquisas, indicadores e dados, o Observatório colabora para que a sociedade se aproprie desse conhecimento, de forma à utilizá-lo para atuar de maneira mais qualificada no planejamento e na definição de estratégias de ação e no enfrentamento de desafios.

Aqui será possível ver dados sobre produtores orgânicos e em transição agroecológica; sobre a produção orgânica; sobre os mercados de orgânicos; sobre políticas públicas relacionadas ao setor; sobre P&D para o setor orgânico; sobre educação e formação profissional de interesse do setor orgânico; complementados com análises, gráficos, mapas e informativos que possibilitem um melhor entendimento do que está acontecendo no movimento orgânico brasileiro.  

Tecnologias

O acesso a técnicas, processos, métodos, produtos, ferramentas, equipamentos e instrumentos, derivados da ciência e da experiência prática, que sejam apropriados para os sistemas de produção orgânica e de base agroecológica é, sem sombra de dúvidas, um dos grandes desafios enfrentados por todas as pessoas que atuam em algum segmento do movimento orgânico. Para ajudar a enfrentar este desafio, o Instituto Brasil Orgânico se propõe a atuar na promoção do desenvolvimento e na divulgação de tecnologias voltadas para o setor.

Você encontra no Instituto Brasil Orgânico, informações relativas a insumos, máquinas e equipamentos, sistemas de manejo, boas práticas, entre outras, que possam contribuir para o melhor desempenho de técnicos e produtores que desejam trabalhar dentro dos princípios e do que estabelece o marco regulatório para a produção orgânica no Brasil.  

Alimentação

Entendendo que a segurança e a soberania alimentar e nutricional devam ser asseguradas a todas as pessoas, com a possibilidade de optar e decidir quanto à quantidade; ao tipo de alimento que comemos; quais os que consideramos comestíveis ou aceitáveis para nosso padrão de consumo; a forma como adquirimos, conservamos e preparamos os alimentos; além dos horários, do local e com quem realizamos nossas refeições; é que asseguramos a conservação da nossa diversidade cultural e, consequentemente, de nossa agrobiodiversidade.

Você encontra no Instituto Brasil Orgânico, informações relativas à produção e às formas de acesso aos alimentos de verdade, com alta qualidade nutricional, livre de resíduos e contaminantes prejudiciais à saúde; às boas práticas de produção e preparo; à educação alimentar e nutricional, à cultura e à diversidade alimentar.

Advocacy

O Instituto Brasil Orgânico entende que atuar em advocacy é exercitar uma prática ativa de cidadania junto às instituições do sistema político. Nossa ação caracteriza-se pela argumentação e defesa de causas e direitos, seja no processo de criação seja nas modificações de Leis e outros marcos regulatórios, como   na criação de políticas públicas efetivas e a alocação de recursos públicos para atividades de interesse do movimento orgânico.

O sucesso no trabalho de advocacy, depende, fundamentalmente, de nossa capacidade de comunicação e mobilização da sociedade, de forma a promover ações coletivas em defesa dos seus interesses.

Você encontra no Instituto Brasil Orgânico, informações relativas a políticas públicas, projetos de Lei em andamento no Congresso Nacional, perfil dos parlamentares, entre outras, que sejam de importância para o movimento orgânico brasileiro.

Conhecimentos

Não há como se pensar na expansão e desenvolvimento da produção orgânica, no Brasil, sem dar atenção prioritária aos processos de construção e socialização dos conhecimentos, científico e tradicional, que possam influenciar, positivamente, os sistemas orgânicos de produção e todo o sistema agroalimentar. Se almejamos alcançar um desenvolvimento mais sustentável, é necessário promover e induzir a transição agroecológica em toda a base produtiva e mudanças comportamentais nos modos de consumo, com base em parâmetros voltados a ampliação da sustentabilidade ambiental e promoção da saúde e da justiça social.

Você encontra no Instituto Brasil Orgânico, informações referentes ao que está acontecendo, no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, relacionados a produção orgânica e de base agroecológica e sobre as nossas ações nesse campo.

Mercados

Quando falamos de mercados estamos tratando de ambientes sociais ou virtuais propícios às condições para a troca de bens e serviços e que, no mundo capitalista em que vivemos, é atividade fundamental e, dependendo da forma como acontece, definidora das condições de aumento ou diminuição das oportunidades para os diferentes grupos sociais e consequente aumento ou diminuição das desigualdades sociais.

No Instituto Brasil Orgânico você encontra informações relativas à existência de mercados diferenciados e como o acesso a eles é fundamental, às compras governamentais, e aos mecanismos de controle para a garantia da qualidade orgânica; entre outras, de interesse do movimento orgânico.